Em 2021, o Programa de Avaliação Seriada, PAS, da Universidade de Brasília, completa seus 25 anos de vida. A primeira prova, aplicada em 1996, tinha como um dos seus objetivos fomentar a integração entre a educação superior e a educação do ensino médio. Desde o primeiro momento, grupos de trabalho qualificados discutem os conteúdos a serem avaliados pelo PAS, o que gera uma troca de experiências enriquecedora.

A implementação do PAS foi embasada em métodos científicos e teve como norte o compromisso social. A avaliação seriada contribuiu para que os estudantes, desde muito jovens, passassem a se interessar mais pela sua trajetória até o ensino superior. De forma gradual e sistemática, os estudantes são avaliados ao longo de todo o ensino médio – a avaliação começa no final do primeiro ano, com o PAS 1, e termina no terceiro ano, com o PAS 3. Antecipou-se, assim, o planejamento para ingresso na Universidade de Brasília e a divisão em etapas permitiu uma maior abordagem dos conteúdos.

No momento em que foi criado, além de trazer para os alunos a ideia de que o ensino médio é importante em todos os seus momentos, e não só no ano do vestibular; o PAS tinha mais um grande objetivo: introduzir nas avaliações a ideia de interdisciplinaridade, evidenciando a relação entre diferentes tipos de conhecimento e verificando o desempenho das competências e habilidades (conhecimentos, saberes, habilidades, esquemas mentais etc.) de um futuro estudante universitário no enfrentamento de situações e problemas.

Esse processo avaliativo mais abrangente desenvolvido pela Universidade de Brasília foi uma revolução em relação a processos seletivos universitários. Trouxe, e continua a trazer, impactos positivos no que diz respeito ao aperfeiçoamento dos mecanismos de seleção. Um dos sistemas de seleção mais democráticos que existem no Brasil, o PAS inspirou diversas universidades na busca por processos avaliativos mais amplos, influenciando, até mesmo, o conceito desenvolvido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Com o passar do tempo, o PAS modificou-se e fortaleceu-se como ferramenta de entrada na UnB. O programa ganhou corpo e, em 2017, metade das vagas disponíveis na Universidade de Brasília passaram a ser destinadas a esse processo seletivo. No primeiro subprograma, em 1996, entraram 880 alunos na universidade; na última edição, 2120.

Desde sua criação, o PAS é monitorado constantemente e passa por ajustes para que o diálogo entre todos os envolvidos seja sempre preservado. Entre as inovações feitas ao longo dos anos estão as questões discursivas, as provas de redação em cada etapa e as alterações nos critérios de classificação e eliminação. Mudanças no sistema de homologação de inscrições estão sendo implementadas, buscando aprimorar e simplificar o processo de inscrição dos alunos.

O PAS é uma alternativa para o ingresso na UnB. O vestibular tradicional condensa todo o conteúdo do ensino médio em uma prova, enquanto o PAS o espaça em três provas interdisciplinares, ao longo de três anos. Um grande diferencial do PAS é o estudante ter a chance de ajustar seus estudos a fim de melhorar e recuperar sua nota em cada etapa.

As gerações que ingressaram na Universidade pelo PAS destacam-se pelo comprometimento com a aprendizagem. A interdisciplinaridade exige a compreensão global e a análise crítica dos conteúdos, que se refletem no perfil dos alunos ingressantes. O contato com a futura vida universitária logo no primeiro ano do ensino médio mostra-se, também, uma motivação extra para os estudos.

A Universidade de Brasília é conhecida pelo seu pioneirismo no ensino superior e o PAS é um grande exemplo deste ímpeto inovador. Por isso, busca-se a constante evolução do programa, que é acompanhado por professores e pesquisadores do DF, comprometidos com o aperfeiçoamento do processo seletivo, etapa por etapa. Os ajustes constantes procuram manter a excelência do processo seletivo e a excelência da marca inovadora que é o PAS.

Garantir não apenas que os jovens ingressem na UnB, mas que tenham uma trajetória acadêmica e profissional de sucesso é o grande objetivo da Universidade de Brasília. O retorno para a sociedade por meio da formação de profissionais qualificados que possam dar respostas aos inúmeros desafios da atualidade é um dos grandes impactos desse processo seletivo e uma missão da Universidade de Brasília.