As provas do PAS/UnB são concebidas considerando-se a Matriz de Referência de cada uma das etapas do programa de Avaliação Seriada. As Matrizes, por sua vez, são elaboradas pelo Grupo de Sistematização e Redação Final — composto por professores da universidade e da educação básica — e aprovadas pela Comissão de Acompanhamento do PAS, nomeada pela reitoria da UnB.

 

Às Matrizes de Referências, são articuladas habilidades e competências relacionadas aos conhecimentos escolares e orientadas para a interdisciplinaridade. Os documentos privilegiam, ainda, a contextualização considerando-se o conjunto de Objetos de Conhecimento avaliados pelo Programa.

 

Os Objetos de Conhecimento são concebidos de modo a fomentar o desenvolvimento de habilidades e competências estabelecidas nas Matrizes de Referências, que serão fundamentais para o futuro universitário.

 

Com as Matrizes de Referências, o PAS visa, portanto, selecionar o estudante capaz de compreender, raciocinar, analisar, criticar e propor questões relevantes para a própria formação como cidadão, além de fomentar a elaboração de propostas de intervenção na realidade, com ética e cidadania.