I. Cálculo do valor do parâmetro “X” para cada etapa

O cálculo da prova de conhecimentos de cada uma das etapas do PAS é feito de acordo com o valor do parâmetro x, que é calculado conforme o número de itens de cada tipo que integram a prova, de acordo com a seguinte equação: 

(NA+2NB+2NC+3ND)X=100

 

Em que NA é o número de itens do tipo A, NB é o número de itens do tipo B, NC é o número de itens do tipo C e ND é o número de itens do tipo D.

 

II. Escore bruto de cada etapa

Em cada etapa, o Escore Bruto na parte i da prova de conhecimentos (EBPi em que i = 1 ou 2) é calculado pela fórmula:

 

EBPi=[NACi-NADi+2NBCi+2NCCi-(0,667)NCDi]X+NDi

Na fórmula acima, o C e o D indicam, respectivamente, coincidente com o gabarito e discordante com o gabarito.

Para j = 1, 2 ou 3, o Escore Bruto do estudante na j-ésima etapa, (EBj), é dado pela soma de EBP1 com EBP2 para a respectiva etapa, ou seja:

EBj=EBP1+EBP2

 

Apenas na primeira etapa, após o cálculo do Escore Bruto, ao estudante que obtém EBP1<0 ou EBP2<0 é atribuído EBP1=0 ou EBP2=0 , conforme o caso. Ao estudante que ingressa na 2ª etapa do subprograma sem ter comparecido à 1ª etapa, são atribuídos os escores como escoresEBP1=0 ou EBP2=0 brutos da primeira etapa.

Para j = 1, 2 ou 3, o Escore Bruto do estudante nos itens do tipo D na j-ésima etapa (EBj), é dado pela soma de ND1 com ND2 para a respectiva etapa, ou seja:

EBDj=ND1+ND2

 

III. Avaliação da prova de Redação em Língua Portuguesa

A avaliação da prova de Redação em Língua Portuguesa consiste na análise dos aspectos macro e microestruturais dos textos produzidos pelos estudantes. Para cada texto, é preenchida uma planilha eletrônica com as informações relativas à avaliação. Para j = 1, 2 ou 3, o cálculo da nota de Redação em Língua Portuguesa do estudante na j-ésima etapa do PAS (NRj) é feito do seguinte modo:

  • Nos casos de fuga ao tema, de inexistência de texto ou de identificação indevida no caderno de respostas, o (NRj) é igual a zero.

  • Apresentação textual, estrutura textual e desenvolvimento do tema (macroestrutura) totalizam a nota relativa ao domínio do conteúdo (NCj), limitada a 10,00 pontos.

  • A avaliação do domínio da modalidade escrita totaliza o número de erros (NEj) do estudante, considerando-se aspectos como grafia, acentuação, pontuação, morfossintaxe e propriedade vocabular (microestrutura).

  • É computado o número total de linhas (TLj) efetivamente escritas pelo estudante (TLj ≤ 30).

  • A nota da prova de redação NRj é igual a NCj menos duas vezes o resultado do quociente NEj / TLj.

  • A nota NRj é calculada utilizando-se três casas decimais e arredondando-se para cima quando o algarismo da quarta casa decimal for maior ou igual a 5.

  • É atribuída nota igual a zero ao estudante que obtiver NRj < 0,00. Assim, NRj tem valor mínimo de 0,00 e máximo de 10,00.

  • É atribuída NR1 = 0 ao estudante que ingressar na 2ª etapa do subprograma sem ter participado da 1ª etapa.

 

IV. Cálculo do argumento final dos estudantes não eliminados

 

AF=AP1+2AP2+3AP3

Em que AP1, AP2 e AP3 são os argumentos padronizados obtidos pelo estudante nas 1ª, 2ª e 3ª etapas do subprograma, respectivamente. Todos os cálculos são considerados até a terceira casa decimal, arredondando-se para cima quando o algarismo da quarta casa decimal for maior ou igual a 5.

 

V. Critérios de Eliminação

É eliminado e não tem classificação alguma no PAS o estudante que:

  • Faltar à prova da 2ª etapa;

  • Faltar à prova da 3ª etapa;

  • Obtiver EBP1 ≤ 0 na 3ª etapa;

  • Obtiver EBP2 ≤ 0 na 3ª etapa;

  • Apresentar NR1 + 2 NR2 + 3 NR3 < 20.